Autárquicas: Fernando Mendonça (PS/Estarreja) quer romper concessão da água
Porto Canal / Agências
Estarreja, 22 jul (Lusa) - O candidato do PS à Câmara de Estarreja, Fernando Mendonça, garante que, se for eleito, renegociará a concessão da água, que "atinge preços brutais em relação a outros concelhos" do País.
"Uma das questões que temos de ver quando chegarmos à Câmara é a possibilidade de repensar o acordo com a ADRA (empresa participada pelo grupo Águas de Portugal), que consideramos ser um negócio leonino, que prejudica a população", disse à Lusa.
Afirmando que essa será uma das suas prioridades, Fernando Mendonça considera que, caso se venha a confirmar a privatização das Águas de Portugal, a população ficará totalmente "nas mãos de interesses privados", e Estarreja - diz - já está a pagar um preço "demasiado caro" pela água, tanto para abastecimento domiciliário, como na indústria.
"O preço da água industrial em Estarreja é absolutamente brutal, quando comparado com outros concelhos do país", diz Fernando Mendonça, afirmando estar empenhado em verificar as possibilidades jurídicas do Município se libertar do contrato.
O candidato do PS, caso seja eleito, está mesmo na disposição de avançar com a candidatura a fundos europeus de um projeto que já defendeu em anteriores eleições autárquicas, a construção de uma represa no Rio Antuã, para essa eventualidade.
"Seria criada uma nova centralidade, baseada num enorme espelho de água que, além de ser fator de promoção turística e de lazer, iria permitir armazenar água que sirva para regadio, como também na eventualidade de virmos a precisar dessa água para consumo, quer humano, quer industrial", explicou.
A ideia insere-se na requalificação urbana e paisagística que pretende promover, para fixar a população mais jovem: "vamos criar condições no centro da cidade para que os jovens habitem as casas que estão degradadas, adquirindo a Câmara imóveis degradados para recuperação, que depois coloca no mercado, sobretudo para os mais jovens".
Fernando Mendonça sublinha que "Estarreja é um dos concelhos do distrito de Aveiro em que o preço da habitação é muito elevado" e vê aí uma das causas do êxodo dos mais jovens.
"Queremos contrariar essa tendência que Estarreja tem tido entre 2001 e 2011, em que perdeu 1185 habitantes e 31% de empresas", diz.
Outra é a falta de emprego, pelo que indica como prioridade a promoção do parque industrial dirigido à indústria tradicional, mas também a dinamização de indústrias criativas.
Além de Fernando Mendonça, já estão na corrida autárquica em Estarreja Diamantino Sabina (PSD/CDS), José Artur Pinho (independente) e Américo Soares (CDU).
MSO // JGJ
Lusa/Fim